sexta-feira, 28 de setembro de 2007

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Vivendo melhor estabelecendo relações mais positivas

Hoje sabemos que a pessoas inteligentes é aquela capaz de resolver problemas do seu dia-a-dia sem se desgastar tanto, sem se desestruturar. Capacidade que permite á pessoa abordar uma situação em que o objetivo deve ser atingido e localizar a rota adequada para tal conquista. Levando em conta este conceito de inteligência, podemos supor que uma pessoa inteligente apresenta maiores possibilidades de viver com qualidade, estabelecendo relações mais positivas, equilibradas e conseqüentemente mais felizes. É mais eficiente e realista mais criativa e disposta ao novo, tem facilidade de relacionar-se e entender-se com os outros.

Para que tenhamos uma vida melhor, é muito importante que sejamos trabalhados e estimulados no que diz respeito a nossa inteligência emocional, nas nossas relações interpessoais, objetivando compreender e conviver melhor com os outros.
Pois pessoa emocionalmente inteligente sabe colocar suas capacidades a serviço de metas e motivações.

Já os indivíduos emocionalmente fragilizados estão ao mesmo tempo e quase sempre na mesma proporção, intelectualmente equivocados.
Estudos mostram que é como se tivéssemos duas mentes, uma que pensa localizada no neocórtex e uma que sente situada no sistema límbico. Mas nem sempre pensamos antes de agir, muitas vezes sentimos e temos reações muito antes de entendermos o que de fato esta acontecendo. Logo, pensamento e emoção caminham juntos e muitas vezes encontram-se misturados nas nossas mais rotineiras reações.

Temos que aprender a investir energia psíquica no nosso desenvolvimento emocional se quisermos viver melhor,administrando nossas emoções;controlando nossos impulsos; aliviando a ansiedade;direcionando para objetivos substitutivos a raiva,a frustração e a magoa,sem reprimi-las.

TÉCNICAS DE SELEÇÃO

SELEÇÃO DE PESSOAL

* A seleção de pessoal acontece logo após o recrutamento, nos processos de aumento de novos colaboradores para a organização.
* Seleção de Pessoal é o processo de escolha dos melhores candidatos para uma organização.
* Seleção de Pessoal é um processo de comparação, de decisão e escolha. É o que chamamos de responsabilidade de linha e função de staff.
* As bases para a seleção de pessoal são a coletas de informações sobre o cargo (através da descrição e análise do cargo, técnica de incidentes críticos, requisição de pessoal, análise do cargo no mercado de trabalho e hipótese de trabalho) e a aplicação de técnicas de seleção para colheita de informações sobre os candidatos.

TÉCNICAS UTILIZADAS NA SELEÇÃO DE PESSOAL

A utilização de diversas técnicas que se complementam pode diminuir a possibilidade de erro na escolha do candidato.
As principais técnicas são:

a) Entrevistas
* A entrevista é o instrumento mais importante do processo de seleção.
* As entrevistas são utilizadas em vários momentos do processo seletivo.
* A entrevista pode aprofundar a pesquisa dos dados do candidato.
Segundo Weiss, a entrevista deve seguir os seguintes estágios:
* Abertura/ Pesquisa/ Troca/ Fechamento
* A entrevista deve pesquisar aspectos de conteúdo profissional e pessoal do candidato tanto relacionados com a vida pregressa quanto com as expectativas de vida futura.
Outra maneira de conduzir uma entrevista é a utilização do próprio currículo do candidato como roteiro, agregando-se as informações não mencionadas por ele.

b) Provas de conhecimentos
* Conhecimentos gerais – visam avaliar o grau de cultura geral do candidato.
* Conhecimentos específicos - visam avaliar os conhecimentos profissionais que o candidato possui.

c) Testes Psicológicos
Testes psicológicos são instrumentos padronizados que servem de estímulo a determinado comportamento do examinado.
Os testes Psicológicos devem observar:
* Se oferecem condições de sensibilidade, ou seja, se são adequados à idade, escolaridade etc.
* Se apresentam condições satisfatórias de validade
* Se são precisos, ou seja, coerentes entre si e constantes na medida.
Os testes psicológicos podem ser:
• Psicométricos – são aqueles que medem as aptidões individuais.
• De personalidade – identificam traços de personalidade, aspectos motivacionais, interesses e distúrbios como o neuroticismo.

d) Técnicas vivenciais
São técnicas que exigem respostas a situações de forma que os candidatos interajam e participem ativamente delas.
• Provas situacionais (tarefas do cargo)
• Dinâmica de grupo (envolve jogos de grupos)
• Psicodrama (papéis, representação)

e) Avaliação de Saúde
O médico deve ter conhecimento da função para avaliar as condições de saúde do candidato e verificar se ele está ou não habilitado para seu desempenho.

f) A questão do recrutamento e da seleção no contexto da gestão de pessoas
A captação de pessoas é uma das várias formas de movimento de colaboradores nas organizações e no mercado.
“A gestão estratégica de pessoas é definida como a forma de orientar essas pessoas a alcançarem os objetivos organizacionais e ao mesmo tempo os próprios”.

Destacar a importância do planejamento do quadro de pessoal.
Um bom processo de recrutamento e seleção tem como vantagens a adequação potencial e a maior facilidade de negociação de metas de desempenho.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

QUAL SERÁ O SEGREDO DAS EMPRESAS DE SUCESSO?

Qual será o segredo do sucesso na gestão empresarial? O que fazer para manter uma equipe motivada para novas conquistas? Como construir um ambiente de trabalho acolhedor e produtivo?

Existem muitas etapas que precisam ser vencidas para que uma empresa possa triunfar nessa aldeia de competitividade global. Mas, afinal de contas, diante destas necessidades, o que faz uma empresa ser grande? O tamanho do investimento financeiro? O capital humano que ela possui?

O que podemos abstrair do cenário atual é que não basta atrair pessoas de talento. É preciso motivá-las para que elas busquem os crescimentos profissional e pessoal. Se a empresa não dá bons exemplos, dificilmente alguém empunhará a bandeira em nome do investimento pessoal. O problema se encontra, então, quando a organização não valoriza seus colaboradores (como, por exemplo, não busca recursos suficientes para treinamentos, nem incentivos à educação, formação ou informação). A mensagem subjacente fica de que preservar seu maior patrimônio, ou seja, pessoas, não é relevante.

Diante da ambigüidade da situação, nada de bom pode-se esperar de uma instituição que não valoriza o que tem de melhor. O funcionário poderá pensar que zelar pela aparência do local de trabalho, de sua aparência pessoal, da manutenção das instalações, dos equipamentos da empresa e tratar bem os clientes também não importam muito.

Como uma empresa pode prosperar quando seus colaboradores não são tratados com dignidade e respeito? Não há o que se esperar de um funcionário tenso e desmotivado. Pode ser que, em algum dia, a empresa tenha ignorado a qualidade do relacionamento de equipe, entretanto não creio ser o caso das organizações atuais, cujo objetivo é o sucesso.

Estamos vivenciando o momento do varejo, época de concorrência acirrada em todos os setores. Os métodos de produção enxuta já não são mais segredos, os preços dos produtos são similares, a qualidade dos bens está nivelado e o pós-venda já não é mais considerado diferencial competitivo.

É neste cenário inédito que as empresas do varejo parecem ditar as normas. O Walt Mart, por exemplo, contabiliza faturamento maior do que qualquer indústria, superior, inclusive, ao PIB de muitos países, como o do Brasil. Organizações como o Walt Mart podem determinar o que querem produzir, a que preço e onde seus pedidos devem ser entregues. Elas têm o mundo aos seus pés, pronto a atendê-las. A verdade é que o varejo nunca foi tão imponente no mundo dos negócios quanto tem sido nesta década. Mas, afinal de contas, o que empresas como o Walt Mart estão fazendo para contabilizar tanto sucesso? Certamente, não foi uma única ação que as levaram ao atual patamar de realização. Parece que o desafio de interagir com pessoas, de forma pragmática, não tem sido um problema para elas. Talvez aí esteja o verdadeiro diferencial competitivo das organizações vencedoras, as quais conseguem encantar os clientes e elevar a força de vendas a patamares que as blindam de concorrentes menos atentos.

Etapas a serem vencidas para o triunfo da empresa:

- Não basta atrair pessoas de talento, é preciso motivá-las;
- Sempre dê bons exemplos;
- Procurar formas de valorizar seus colaboradores, como buscar recursos para treinamentos, incentivar a formação;
- Não ignorar a qualidade de relacionamento com a equipe, assim, tratar bem o funcionário, para que ele se sinta motivado a trabalhar;
- Ter maior preocupação com a qualidade da gestão de pessoas;
- Buscar interagir com as pessoas de forma pragmática.


Texto de Evaldo Costa , artigo publicado na Revista e Portal VENCER!

ELABORE SEU CURRICULO

O que deve conter no currículo

O Curriculum Vitae, ou currículo, é de suma importância, pois é o primeiro contato que se estabelece entre o empregado e o empregador. A primeira impressão é que fica. Então, ao apresentar o seu currículo, tenha cuidado de observar a sua aparência. Não dobre, não amasse, não rabisque.
Também já passou o tempo em que quando maior era o currículo, mais qualificada era a pessoa. Mostre que você tem bom senso e que sabe economizar. Seu currículo deve ser elegante, objetivo, interessante e bem preparado. Coloque apenas o essencial, ou seja, sem exagero de informações, porém não o deixe incompleto.

O seu cartão de visita

Faça de seu currículo seu “cartão de visita”, enfatizando suas realizações e conquistas, cursos e experiências, tudo de forma simples, objetiva e em boa linguagem, sem erros de português. Todas as informações devem ser claras e estarem expressas em, no máximo, duas folhas. Explicações longas mostram pessoas confusas.
Falta de telefone para contato cortam as chances do candidato. Troque informações desnecessárias (como números de documentos) por tópicos que mostrem sua experiência profissional. Quem trabalhou sem registro deve colocar a experiência no currículo. Muita gente perde vagas por vergonha dos bicos.


Como melhorar o seu currículo

Números de documentos são desnecessários ; o telefone deve estar junto com os dados pessoais. Coloque os dados necessários para o primeiro contato: nome, endereço completo, telefone bem visível, nascimento, estado civil.
Não é necessário enumerar os itens do currículo.
É preciso colocar idade, estado civil e números de filhos.
Escreva qual é o seu objetivo, o emprego que está procurando.
É preciso colocar o nome da escola, universidade, o curso, ano de entrada e conclusão. Coloque somente o último curso e o lugar que você estudou.
Organize os dados profissionais a partir do último para o primeiro emprego. Só cite os cinco últimos empregos. É muito importante que contenha em todos os empregos: nome da empresa e telefone, data de admissão e demissão, cargos que você assumiu (descreva todas as sua promoções), experiência obtida (descreva sua função e tarefas, como você as desempenhou, como se você estivesse contando sua experiência). Não é necessário colocar o endereço das empresas onde já trabalhou.
Não necessário colocar referências, agradecimentos, nem pretensão salarial que será dada quando você for chamado para a futura entrevista.

Exemplo de currículo

Maria Pereira da Silva
35 anos – casada
Rua Fulano de Tal n°000 – São Miguel – São Paulo
CEP 00000-000 Tel.:0000-0000

Objetivo
Recepcionista

Escolaridade
Ensino Médio Completo
E.E.P.S.G. Prof Armando Gomes de Araújo
Conclusão em 1980

Experiência Profissional:
Hospital e Maternidade 8 de Maio
Encarregada de internação e recepção
04/95 a 11/2000
-Execução de tarefas administrativas como solicitação de remoção de pacientes graves, compra de material e elaboração da escala de funcionários de recepção.
Instituto Cássia Clinica e P.S S/C Ltda
Secretária
11/92 a 10/93
-Responsável pelo atendimento aos pacientes e pela agenda do médico chefe, agendando reuniões, cirurgias e consultas
Cursos e Palestras
-Informática – DataBrasil – 120 horas
(Nível 1: IPD, Windows, Word, Excel, Access, Power Point, Internet, Criação de Home Page,
Utilitários)


-Primeiros Socorros – AEG – 20 horas
-Palestra: “Profissionalismo Hoje” – 6 horas

CRITICAS E SUGESTÕES EM UMA PROFISSÃO

Profissionalismo

Você que está desempregado sabe, melhor do que ninguém, o quanto ficou difícil encontrar um emprego de uns anos para cá. É que essa nova realidade, trazida com a chamada globalização, trouxa uma série de mudanças em nosso país e na nossa economia. Não são apenas os trabalhadores, mas também as empresas, fábricas e comércio, e todos os setores da nossa economia, que estão tendo que mudar para assimilar essa nova realidade.

Os efeitos da globalização

Mas o que, afinal, significa globalização? De forma resumida, podemos dizer que a economia e o mercado de alguns países estão com menos barreiras, mais abertas, em contato direito com vários outros países, com os quais se estabelece uma maior relação de troca, de importação e exportação, prestação de serviços , etc. Uma empresa, por exemplo, que antes atendia o mercado brasileiro apenas, agora pode se expandir e atender ás necessidades do mercado de outros países. Por outro lado, muitas empresas brasileiras podem deixar de existir, já que ficam fragilizadas diante da enorme competição mundial pelo mesmo produto ou serviço.

O que eu tenho com isso?

Todos nós sofremos, de alguma forma, o impacto na globalização que atingiu nosso país. Por isso, cada vez mais as empresas e seus profissionais precisam estar se atualizando e assimilando as constantes transformações provocadas pelo brusco aumento da competitividade. Pois, assim como as relações estão mais estreitas, os países também ficam expostos a mudanças bruscas e sujeitos a freqüentes desajustáveis, como o grande desemprego que hoje atinge o nosso país.

Muda o mercado, muda o profissional

Com o aumento do desenvolvimento da tecnologia, principalmente após a segunda metade do século XX, alguns trabalhos foram extintos e outros se modificam e se modernizam. Apesar se ter se intensificado bastante nos últimos anos, este não é um fenômeno recente, ele acontece desde os primórdios da humanidade, onde as formas de produção evoluem e o homem estar constantemente se adaptando ás novas tarefas.


Profissões se transformaram

Vejamos: uma das profissões mais antigas, a marcenaria, há muitos séculos vem sofrendo transformações com a substituição do trabalho braçal por ferramentas rudimentares, por equipamentos manuais mais modernos e, mais recentemente, por máquinas de última geração.
No caso do marceneiro moderno, ele teve que prender a operar novos equipamentos, teve que ampliar seus conhecimentos e a diversificá-los, teve também que dominar novas técnicas para executar o mesmo trabalho. Isso chamamos de reciclagem.
Podemos citar o exemplo dos caixas eletrônicos que hoje tomam conta das agências bancárias. Com a necessidade de menos funcionários nos caixas, as agências utilizam os bancários para funções internas do banco. Então, esses profissionais tiveram que se reciclar, aprender novas habilidades, para se adaptar ás novas funções.

Profissionais se reciclam

O que é reciclagem profissional, esta palavra tão usada atualmente? Como o tipo de trabalho muda, o profissional precisa estar em constante aprendizado para se adaptar ás novas situações e para poder disputar vagas em pé de igualmente com um número grande de candidatos.
Se não fizer curso de informática, jamais irá conseguir operar um computador. Como vimos no caso do marceneiro, podemos perceber que hoje em dia até mesmo profissões que existem há muitos anos, como é o caso dos garçons, secretárias, mecânicos, eletricistas.

Diversificando atividades

Por isso tudo, tanto o profissional que pretende ingressar no mercado de trabalho, como o que já esta nele, precisa estar sempre se atualizando, aprendendo múltiplas tarefas, diversificando suas atividades e seu ramo de conhecimento, para ter novas oportunidades e para estar apto e dar conta das novas funções.

COMO SE APRESENTAR EM UMA EMPRESA

Apresentação Pessoal

Uma boa apresentação pessoal de um profissional, independente do cargo ou da função exercida na empresa, pode revelar muito sobre a qualidade e a capacidade dessa mesma empresa. Costuma-se dizer que o profissional é o “cartão de visita” de qualquer empresa, o elo, o espelho.
No caso de funcionários da recepção, o capricho precisa ser ainda maior, tanto nas vestimentas – como com cuidados com higiene, unhas, cabelos, além de se apresentar sempre com disposição e simpatia. Lembre-se de que você é uma espécie de espelho da empresa, uma amostra do que os clientes encontrarão lá dentro.

Apresentação e Nível Profissional

A apresentação é uma amostra do seu nível profissional, assim como da sua capacidade, preparo e eficiência. Demonstrar ainda – nunca é demais relembrar – o padrão da empresa e a qualidade dos produtos e serviços que ali podem ser encontrados.
A apresentação é um ponto importante do marketing pessoal e também do marketing da empresa, pois conta pontos para a ascensão profissional e para a respeitabilidade dentro de qualquer emprego. Partindo do princípio de que é uma profissão que estabelece o contato direto com dezenas de pessoas, o recepcionista deve responder á diversas regras condizentes com a atividade desenvolvida.

Começando pelo cuidado pessoal

A aparência física é de suma importância, começando pela higiene pessoal. No caso de homens, esses detalhes passam por unhas sempre cortadas, cabelos aparados e barba bem feita. O uso do gel não só é permitido como é também recomendado, pois costuma “domar” até mesmo os cabelos mais difíceis, além de dar um ar de sobriedade. Cuidado apenas para não cometer exageros.
No caso das mulheres, é preciso estar sempre com os cabelos bem cuidados. Seus cabelos devem estar sempre limpos e penteados. Grande parte das empresas recomenda que os cabelos femininos estejam presos, isso não costuma ser obrigatório, mas é uma recomendação que deve se levada a sério. O cuidado com as unhas, que devem estar num tamanho razoável.

Cuidados com certos exageros

Perfume com moderação
Cigarro nem pensar!
Conversa fiada, Não!
Não roa as unhas
Chicletes são proibidos

Imagem pessoal

A linguagem universal do corpo:
Preocupando-se com a forma de usar as palavras certas e falar o que acreditamos ser o esperado, acabamos esquecendo que a linguagem corporal exerce um papel fundamental, pois atrai de forma surpreendente as pessoas mesmo antes que as palavras sejam ditas. A forma de andar, sentar, olhar, a posição da cabeça, gestos, posturas e vestuário são observados através desta linguagem, que, mesmo sendo universal, não é tão conhecida e percebida quanto deveria.

* Sorriso
* Postura
* Entusiasmo
* Contato visual
* Gestos

Empresa que utilizam uniformes

Determinados estabelecimentos definem um padrão de uniforme que deve ser seguido de forma rígida por todos os funcionários. Se a empresa utiliza roupas idênticas, é assim que elas devem permanecer em todos, independente da função.
Esse padrão de vestimenta costuma se rígido. Por isso, preste atenção a todos os detalhes. Jamais utilize sapatos que fujam ao modelo padrão, roupas desbotadas, desleixadas ou sujas contarão pontos negativos. Não se deve acrescentar detalhes ao uniforme que, quase sempre, é doado pela empresa aos funcionários, que devem sempre mantê-lo sempre impecável.

Empresas onde a vestimenta é livre

No caso das empresas onde há liberdade de vestimentas, devem se seguir basicamente alguns critérios relacionados á elegância, sobriedade e ao bom gosto, sempre com discrição e sem exageros. O fato de a vestimenta ser livre não significa que o funcionário possa andar como bem entende, como se estivesse em casa ou na praia.
Mesmo as empresas com ares mais descontraídos não permitem desleixo, roupas surradas demais, sujas ou mal passadas.

Como se calçar para o trabalho

No caso do recepcionista, por ser um trabalho realizando boa parte do tempo em pé, é fundamental que os sapatos sejam confortáveis o suficiente para evitar o cansaço precoce.
No caso de homens, os sapatos devem estar sempre limpos e engraxados. As cores pretas e marrons são as mais aconselháveis.
No caso das mulheres, devem ser evitadas as sandálias chamativas e de cores berrantes. Os saltos devem ser moderados, para não se destacarem demais e evitar o cansaço das pernas. Procure escolher um calçado discreto que esteja de acordo com a vestimenta.

Que roupa usar

Apesar de confortável e prático, o jeans não costuma ser a melhor companhia para quem trabalha com executivos ou em grandes empresas. Uma roupa social, mesmo que simples, fica sempre melhor e mais adequada á função. Apenas em empresas bastante informais libera-se o uso de jeans mas, mesmo assim, sempre que possível, procure evitar.

Elegância e harmonia

No caso das mulheres, a saia é recomendada. A altura ideal é um pouco acima ou abaixo do joelho. Não encurte demais, fica vulgar e não combina com ambientes sérios. As calças sociais também vão bem, contanto que as cores sejam discretas e harmoniosas. Nunca use mais de uma peça estampada, ou seja se a blusa tiver estampas, a calça ou saia deve m ser lisas e vice-versa.
Para os homens, o recomendado é usar calças escuras combinadas com camisas claras nunca falham. No caso da obrigatoriedade do uso do terno, blazer ou paletó, opte por cores discretas. A camisa branca também é um clássico que nunca sai de moda.

Não abuse dos acessórios

As mulheres devem ficar atentas para não pecar no excesso de jóias, lenços ou bijuterias. A moderação costuma ser a melhor guia nessa hora. A maquiagem costuma ser outra questão onde a freqüência de erros é enorme. A maquiagem deve ser clara e discreta. Na maioria das vezes, um simples batom já é mais que suficiente.



Regras de comportamento

Lembre-se a empresa não é uma extensão da sua casa como muitas imaginam. Para isso daremos algumas dicas de comportamento que podem prejudicar seu relacionamento com a empresa em que trabalha.
- Ir com um sapato aparentável mas não confortável e na empresa colocar outro para suportar a jornada.
- Jogar lixo fora do lugar adequado ou pregar chicletes embaixo da mesa.
- Bocejar sem colocar a mão na boca
- Espirrar sem virar o rosto
- Apoiar o cigarro nos móveis.
- Deixar copinhos de café em qualquer lugar, ou usar o copinho usado como cinzeiro
- Não desligar o telefone ao passar uma ligação, ouvindo a conversa.
- Não escovar os dentes depois do almoço e fazer sua higienização no horário de serviço.
- Demorar demasiadamente no banheiro, dando a impressão de estar fugindo do serviço.
Sua estabilidade no trabalho depende única e exclusivamente do seu comportamento.

O profissional que o mercado quer

Ética profissional

É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e do Direito. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmas sobreposições.
A moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver.
O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado.
A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é à busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos – Moral e Direito – pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética.


Ética profissional: Quando se inicia esta reflexão?

Esta reflexão sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão deve iniciar bem antes da prática profissional.
A fase escolha profissional, ainda durante a adolescência muitas vezes , já deve ser permeada por esta reflexão. A escolha por uma profissão é optativa, mas ao escolhê-la, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatório.
Toda a fase de formação profissional, o aprendizado das competências e habilidades referentes á pratica específica numa determinada área, deve incluir a reflexão, antes do inicio dos estágios. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa sua adesão e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa.
Mas pode ser que você tenha que começar a trabalhar antes e inicia uma atividade profissional sem completar os estudos ou em área que nunca estudou, aprendendo na prática. Isto não exime você da responsabilidade assumida ao iniciar esta atividade!
Um jovem que, por exemplo, exerce a atividade de auxiliar de almoxarifado durante o dia e, á noite, faz curso de programador de computadores, certamente estará pensando sobre seu futuro em outra profissão, mas deve sempre refletir sobre sua prática atual.


Como é esta reflexão?

Tomando-se o exemplo anterior, esta pessoa pode se perguntar sobre os deveres assumidos ao aceitar o trabalho como auxiliar de almoxarifado, como está cumprindo suas responsabilidades, o que esperam dela na atividade, o que ela deve fazer, mesmo quando não há outra pessoa olhando.
Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe, mesmo quando a atividade é exercida solitariamente em uma sala, ela faz parte de um conjunto maior de atividades que dependem do bom desempenho desta.
Uma postura pró-ativa, ou seja não ficar restrito apenas ás tarefas que foram dadas a você, mesmo que ele seja temporário. Você pode atender num balcão de informações respondendo o que lhe foi perguntado, de forma fria, e estará cumprindo o seu dever, mas se você mostrar-se mais disponível, talvez sorrir, ser agradável, a maioria das pessoas que você atende também serão assim com você, e seu dia será muito melhor.
Muitas oportunidades de trabalho surgem aonde você menos espera, desde que você esteja aberto e receptivo, e que você se preocupe em ser um pouco melhor a cada dia. E se não surgir, outro trabalho certamente a sua vida será mais feliz. É preciso sempre continuar melhorando, aprendendo, experimentando novas soluções, criando novas formas de exercer suas atividades, aberto a mudanças, nem que seja mudar pequenos detalhes, mas que podem fazer uma grande diferença na sua realização profissional e pessoal.
E isto é parte do que se chama empregabilidade: a capacidade que você pode ter de ser um profissional que qualquer patrão desejaria ter entre seus empregados, um colaborador. Isto é ser um profissional eticamente bom.

Ética profissional e relações sociais

O varredor rua que se preocupa em limpar o canal de escoamento de água da chuva, o auxiliar de almoxarifado que verifica se não há umidade no local destinado para colocar caixas de alimentos, o médico cirurgião que confere as suturas nos tecidos internos antes de completar a cirurgia, o engenheiro que utiliza o material mais indicado para a construção de uma ponte, todos estão agindo de forma eticamente correta em suas profissões, ao fazerem o que não é visto aquilo que, alguém descobrindo, não saberá quem fez, mas que estão preocupados, mais do que com os deveres profissionais, com as PESSOAS.
As leis de cada profissão são elaboradas com o objetivo de proteger os profissionais, a categoria como um todo e as pessoas que dependem daquele profissional, mas há muitos aspectos não previstos especificamente e que fazem do comprometimento do profissional em ser eticamente correto, aquele que independente de receber elogios, FAZ A COISA CERTA.

Ética profissional e atividade voluntária

Outro conceito interessante de examinar é o de Profissional, como aquele que é regularmente remunerado pelo trabalho que executa ou atividade que exerce, em oposição a Amador. Nesta conceituação, se diria que aquele que exerce atividade voluntária não seria profissional, e esta é uma conceituação polêmica.
Em realidade, Voluntário é aquele que se dispõe, a exercer a pratica Profissional não-remunerada, seja com fins assistências, ou prestação de serviços em beneficência, por um período determinado ou não.
É só eticamente adequado, o profissional que age, na atividade voluntária, com todo o comprometimento que teria no mesmo exercício profissional se este fosse remunerado.
Um engenheiro que faz sua atividade voluntária de dar aulas de matemática. Ele deve agir, ao dar estas aulas, como se esta fosse sua atividade mais importante. É isto que aquelas crianças cheias de dúvidas em matemática esperam dele!
Se a atividade é voluntária, foi sua opção realizá-la. Então, é eticamente adequado que você a realize da mesma forma, como faz tudo que é importante em sua vida.


Pontos para sua reflexão

É imprescindível estar bem informado, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos. Vá e busque o conhecimento. Muitos processos ético-disciplinares nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimentos, negligência.
Competência técnica, aprimoramento constante, respeito ás pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade, envolvimento, afetividade, correção de conduta, boas maneiras, relações genuínas com as pessoas, responsabilidade, corresponder á confiança que é depositada em você...
Comportamento eticamente adequado e sucesso continuado são indissociáveis!

Comunicação eficaz

Poucos mecanismos eficazes de comunicação são aplicados atualmente nas organizações. Na realidade, a ênfase maior esta na metodologia de trabalho, nos fluxogramas, relatórios e processos.

Diferença entre informação e comunicação

Informação: Emissor envia mensagem (conjunto de dados com a intenção de eliminar uma série de incertezas) para o Receptor.
Comunicação: Emissor envia a mensagem para o Receptor, no entanto esta mensagem deve ser entendida, decodificada e retornada ao Emissor através do FEEDBACK (compreensão da mensagem que foi transmitida).

Tipos de comunicação

Interpessoal: Uma pessoa se comunica com outras pessoas. Quanto mais pessoas envolvidas neste tipo de comunicação, maiores chances de ocorrer problemas de comunicação.
Interfuncional: Uma área da empresa se relaciona com outras áreas da própria empresa. A comunicação pode ser verbal, escrita telefônica ou por e-mail.
Corporativa: A empresa se relaciona internamente com seus funcionários ou com outras empresas. Ex: Comunicado oficial do Presidente da empresa para todos os empregados internos. Ex.: Empresa ABC S/A envia correspondência para o Jornal A GAZETA (uma falha na comunicação corporativa pode afetar bastante a imagem da empresa que emitiu a mensagem).
Informal: Quando os canais formais de comunicação da empresa funcionam precariamente (jornal interno, internet, quadro de avisos etc.). Também conhecia como “rádio corredor”, pois ela é sempre veloz, porém, normalmente, é imprecisa. Funcionários começam a gerar a informação informalmente através de boatos e fofocas.

Efeitos da comunicação verbal

Palavra = 7%, Tom de Voz = 38% e Postura corporal = 55% (gesto, olhar)

Gaps na comunicação

São ruídos ou mal entendidos que podem levar a empresa a sérios prejuízos. Veja as principais causas.
Ambiente adverso: Local com muito barulho, tumultuado e com trânsito de pessoas.
Momento impróprio: Uma pessoa está atendendo ao telefone e outro funcionário entra na sala e dá um recado.
Linguagem inadequada: Falar muito termo técnico e palavras estrangeiras para o público leigo.
Exposição descuidada ou exagerada: O emissor fica distraído enquanto transmite a mensagem; transmitir a mensagem com muitos rodeios e perdendo o foco principal.
Incoerência da mensagem: Mensagem de otimismo esta sendo transmitida por pessoa desmotivada e triste. Os receptores vão ficar desconfiados.
Conotação preconceituosa: Ex: quando um instrutor diz para os estagiários no primeiro dia de treinamento – “vou explicar para vocês bem devagar para entenderem direitinho”. Na verdade, não se deve julgar superior em relação ao receptor da mensagem principalmente se forem de escolaridade inferior.
Choque de personalidades e cultura diferenciada: O emissor deve tomar cuidado com palavras e termos que não são entendidos ou possuem outra interpretação em outras regiões do próprio país.

Conclusão
Nunca é demais perguntar: “entendeu?” ou “existe alguma dúvida?”.
Anotar os pontos importantes da mensagem verbal é fundamental.
Observar as reações do receptor ao longo da transmissão da mensagem.
Mensagens escritas precisam de cuidados redobrados, pois o receptor não vai tirar dúvidas com o emissor.
Ter empatia na comunicação, ou seja, o que pode parecer simples para o emissor da mensagem pode ser muito complicado para o receptor.

UM NOVO CICLO JÁ COMEÇOU

No Brasil algumas companhias atentaram para a importância de atrair, reter e desenvolver os melhores profissionais.

Aprendendo com os mais velhos

Existem dois pontos críticos que precisam ser administrados na formação de um talento. Um diz a respeito ao alinhamento do profissional à cultura da empresa. O outro diz respeito à maturidade emocional do futuro líder. Se o jovem não é bem orientado, corre-se o risco de formar um profissional, arrogante e prepotente.

Revista Você S/A
Criado por José Eduardo Costa


Seja Interessante

Hoje é comum as pessoas trabalharem por projetos. Isso significa que você vai ter contato com gente diferente a todo tempo. Esta rotatividade faz com que alguns tenham certa preguiça de investir em suas relações. Afinal tudo se passa em curto prazo. “Netwarking não existe se não houver confiança”, diz o Administrador de empresas José Gaspar Novelli.

DEZ DICAS PRA SUPERAR A QUALIDADE EM SUA EQUIPE

Lideres engajados e dispostos a lutar pelos interesses da equipe com o passar do tempo tornam-se mentores.É fundamental que haja apoio, envolvimento e participação de todos na busca continua da qualidade.Porém, o sucesso de uma equipe depende em 80% do esforço da supervisão.Portanto, é preciso desenvolver uma visão gerencial.

Dicas:
1. Demonstre ao grupo a sua satisfação, não por palavras ou documento, mas por ações;

2. Entenda e respeite. Não se podemos fazer aquilo que julgamos melhor ou pior para alguém, nem tampouco supor o que os outros gostariam. É fundamental ouvir os membros da equipe para agir de maneira assertiva;

3. Não busque por um modelo pronto de gestão. O fundamental é compreender que a inovação também deve estar baseada no entendimento total das necessidades da sua equipe. Seja diferente. Desenvolva o seu estilo de gestão;

4. Contrate as pessoas certas. Diga não para as indicações indesejadas. Busque no mercado pessoas capazes de argumentar e resolver problemas. Estes perfis podem ser desenvolvidos, mas antecipe-se em encontrar pessoas prontas para os lugares certos;

5. Treine, treine, treine - e certifique-se de que todos aprenderam. Invista na qualidade de seus treinamentos;

6. Incentive sempre. As pessoas devem ver a conexão entre ações e resultados. Você deve criar ou apoiar um programa de incentivos constantemente. Seja o primeiro a acreditar na funcionalidade desse programa;

7. Crie um clima de confiança com o grupo. Você cumpriu o que prometeu?

8. Transmita segurança por meio de seus conhecimentos e habilidades. A constância de propósitos também é necessária para demonstrar profissionalismo em suas ações;

9. Trabalhe com homogenia e não com paternalismo. As pessoas percebem a atenção individualizada que recebem. Cuidado para não criar climas e peixinhos;

10. Assuma riscos. Obtenha êxito colocando em prática idéias conhecidas, mas que ninguém ainda testou. Isso exige coragem para dar um grande salto.Fazer qualidade acontecer na sua equipe é um processo complexo. Precisa ser uma ação contínua, sem perder o foco das responsabilidades do dia-a-dia.Pois como dizem alguns especialistas, qualidade tem início, mas não tem fim.

ENTREVISTA DE SELEÇÃO

Não se esqueça: a primeira impressão é a que fica!

Então, veja as dicas: Ao ser anunciada, entre tranqüilo, respire fundo e... deseje à você mesma boa sorte;

* Mantenha sua expressão fisionômica leve e um sorriso sereno: o carisma é fundamental;
* Não estenda a mão para o(a) entrevistador(a), espere que ele(a) tenha atitude;
* Não se esqueça da importância do aperto de mão, firme e natural;Por mais cansada, ansiosa ou tranqüila que possa estar não sente na cadeira de qualquer jeito;
* Não cruze os braços, evite a impressão de insegurança ou defesa;
* Olhe nos olhos do entrevistador.
* Isso passa segurança e confiança;
* Use todos os seus sentidos e não se distraia durante a entrevista;
* Não minta e, no caso de respostas comprometedoras sobre o antigo trabalho ou antiga empresa, prefira omitir;
* Evite gesticular muito com as mãos;
* Durante a conversa, evite falar gírias e mascar chicletes;
* Tatuagens também ainda não são vistas com bons olhos por algumas empresas.
* Se você tiver uma num lugar visível, tente cobri-la ou disfarçá-la, pelo menos no dia da entrevista;
* Fale somente o suficiente;
* Tenha respostas objetivas, claras e diretas.

(Fonte: livro Relações Interpessoais, de Lívio Callado)

INJUSTIÇA NA SELEÇÃO

Pra muitos candidatos é nessa frase que acaba o sonho de ingressar no mercado de trabalho.O que muitos não sabem é que, por trás dessa desculpa, pode haver discriminação.
Raça, idade, aparência, e ate mesmo o nome limpo ou sujo na praça estão sendo usados por algumas empresas como um funil na hora de contratar funcionários, o que é proibido por lei.
Se o funcionário terá que lidar com o computador, talvez seja necessário um curso de informática. Por causa da aparência, a pessoa perde a chance de ser conhecida e de convencer por seus atributos profissionais.No entanto, a dirigente diz que as contratações sempre envolverão uma variável subjetiva que é a empatia.
A Delegacia Regional do Trabalho o órgão recebe por mês a média de 37 a 40 denúncias ligadas à descriminação. A multa prevista para a empresa, quando configurado o preconceito, equivalente a 10 vezes o maior salário pago pelo estabelecimento.É proibido publicar anúncios de emprego em que haja referência a sexo e idade, a não ser que a profissão exija como trabalhos que necessitam de muita força física.

Nota retirada do jornal Zero Hora.
Injustiça na seleção

SAIBA COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

É raro receber uma oferta de emprego logo na primeira entrevista. O mais comum é que o candidato seja submetido a duas ou três entrevistas, com profissionais de diferentes níveis de hierarquia na empresa, até receber a proposta de emprego. Em multifuncionais, esse processo pode ser mais longo. Em empresas pequenas, nas quais o poder decisório esta nas mãos do patrão, pode ser mais rápido. No livro Como Conquistar um Ótimo Emprego, o consultor Thomas Case faz uma serie de recomendações para a hora da entrevista.

1- Personalidade que agradam os pesquisadoresEnergético- Quanto mais vigor e disposição para trabalhar, melhor.Motivado- Entusiasmo para superar dificuldades é uma qualidade requisitada.Persistente- Mostre que você não desiste de tarefas até atingir o objetivo.Responsável- Ninguém gosta de funcionários que não assumem responsabilidades.Honesto- Não adiante apenas ser e parecer honesto. É bom apresentar referências que comprovem sua integridade.Dedicado- O executivo que veste a camisa de empresa é peça fundamental.

2- Como se comportar em uma entrevista de empregoNinguém gosta de pessoas negativas . Seja positiva e otimista.Não feche as portas. Se o entrevistador perguntar se você mudaria de cidade, diga que pode pensar a respeito. Dependendo da oferta, pode valer á pena.Não fale mal de seus patrões anteriores ou de quem quer que seja.Deixe claro que você procura desafio e envolvimento no trabalho.Seja sempre objetivo. Quem dá respostas vagas, perde credibilidade.Evite dar respostas curtas demais, como sim e não. Aproveite para comunicar suas qualidades, de modo sucinto.

3- Respostas para as perguntas mais freqüentes Se o candidato estiver preparado para responder a questões que certamente serão feitas, terá mais chance de causar boa impressão.Por que esta deixando seu emprego atual? Se está empregado, deve dizer que procura novos desafios e oportunidades. Não fale mal da empresa atual.Explique sua remuneração direta e beneficios. Mas evite dar uma cifra. Deixe isso para a hora em que a oferta de emprego chegar. “Sou flexível. Gostaria de ganhar de acordo com o mercado.”O que você procura em um emprego? Desafio, envolvimento e chance de contribuir com a empresa.Por que acha que devemos contratá-lo? Como pode, com seu desempenho, gerar lucros para a empresa.Qual seu ponto forte? Fale de características universalmente desejadas: entusiasmo, persistência, dedicação, responsabilidade, competência e técnica.Qual seu ponto fraco? Nunca mencione algo muito negativo. Responda coisas positivas, como ser exigente demais ou perfeccionista.Quanto tempo ficar conosco? Enquanto houver oportunidade para crescer e contribuir com a empresa.Já admitiu funcionários? O que considera importante num colaborador ? Competência, dedicação, boa índole e entusiasmo.Fale sobre você seja sucinto e focalize nos resultados. Não trate da vida pessoal.Quais são as decisões mais difíceis para você? Mostre que é capaz de tomar as decisõesnecessárias de forma lógica. Mas, como ser humano, as decisões mais difíceis são as que envolvem a vida dos subordinados.

4- Pesquise sobre a empresaVocê deve informar-se muito bem sobre a empresa para não parecer despreparado para a entrevista. Procure saber o seguinte:Que tipo de produtos vendem.Quantos funcionários tem.Como se desenvolveu o negócio.Quais as estratégias adotadas.Que noticias sobre a empresa saíram nos últimos tempos em jornais e revistas especializadas.Se for constrangedor, peça a um amigo para fazer isso. Se a empresa for grande, haverá informações sobre ela em publicações como melhores e maiores, da revista exame, ou balanço, da Gazeta Mercantil.


Da Redação Em São Paulo

MOMENTO DE AMADURECER

Onde procurar vagas?

No setor público, alunos dos cursos de Administração e direito são os mais requisitados. Ainda há vagas para estudantes do ensino médio em áreas de atendimento e de auxilio nas partições. Na iniciativa provida, as vagas estão concentradas em três áreas: administração, tecnologia e direito.

O que vestir?

Deixe de lado as roupas com que você vai para o colégio e para universidade opte por trajes adultos como camisa calça social (homens) e terninhos (mulheres) ajeite o cabelo, faça as unhas faça a barba e sente-se com postura reta na cadeira. Você esta sendo observado em todos esses detalhes.

O que dizer?

Não use gírias e preste atenção no português, um escorregão na conjunção de um verbo pode levar o recrutador a ter dúvidas quanto a sua capacidade de escrever um bilhete ou um e-mail corretamente. Quando perguntado sobre por que está procurando estágio diga que quer entrar no mercado de trabalho e aprender bastante.Jamais diga que está ali porque sua mãe mandou.

O que escrever no currículo?

Antes de mais nada, sempre diga a verdade. Forneça todos os seus contatos, como endereço e telefone, e informe onde você estudou. Se você tiver curso de línguas estrangeiras, mencione no currículo. Experiências com trabalho em equipe, como participação de grêmios estudantis ou em competições esportivas, são elevantes, mas não se preocupe demais com o que está escrito no papel. Os especialistas dizem que você será avaliado por seu comportamento. Eles sabem que você tem experiência profissional.

Que tipo de empresa procura?

Empresas grandes, em geral, têm programas de estágio bem estruturados. Mas dificilmente você ganhará responsabilidades importantes, e as chances de ascensão rápida são pequenas. Se você tem pressa para arranjar um emprego e subir a postos importantes, talvez seja melhor procurar empresas pequenas.

Quais são os direitos de estagiários?

Quando o contrato for de estágio remunerado, a empresa deve pagar uma bolsa. Você não terá férias, FGTS, nem 13º salário. Os contratos são de seis meses e podem ser renovadas três vezes, totalizando 24 meses (ou dois anos) de estágio. O horário de trabalho é de seis horas diárias para quem está no ensino médio e cursos técnicos e de oito horas para estudantes universitários. No serviço público, secundaristas trabalham até quatro horas por dia, e estagiários de nível superior têm jornada de seis horas.



FONTE: ZERO HORA DIA: 2 de setembro 2007