quarta-feira, 26 de setembro de 2007

SAIBA COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

É raro receber uma oferta de emprego logo na primeira entrevista. O mais comum é que o candidato seja submetido a duas ou três entrevistas, com profissionais de diferentes níveis de hierarquia na empresa, até receber a proposta de emprego. Em multifuncionais, esse processo pode ser mais longo. Em empresas pequenas, nas quais o poder decisório esta nas mãos do patrão, pode ser mais rápido. No livro Como Conquistar um Ótimo Emprego, o consultor Thomas Case faz uma serie de recomendações para a hora da entrevista.

1- Personalidade que agradam os pesquisadoresEnergético- Quanto mais vigor e disposição para trabalhar, melhor.Motivado- Entusiasmo para superar dificuldades é uma qualidade requisitada.Persistente- Mostre que você não desiste de tarefas até atingir o objetivo.Responsável- Ninguém gosta de funcionários que não assumem responsabilidades.Honesto- Não adiante apenas ser e parecer honesto. É bom apresentar referências que comprovem sua integridade.Dedicado- O executivo que veste a camisa de empresa é peça fundamental.

2- Como se comportar em uma entrevista de empregoNinguém gosta de pessoas negativas . Seja positiva e otimista.Não feche as portas. Se o entrevistador perguntar se você mudaria de cidade, diga que pode pensar a respeito. Dependendo da oferta, pode valer á pena.Não fale mal de seus patrões anteriores ou de quem quer que seja.Deixe claro que você procura desafio e envolvimento no trabalho.Seja sempre objetivo. Quem dá respostas vagas, perde credibilidade.Evite dar respostas curtas demais, como sim e não. Aproveite para comunicar suas qualidades, de modo sucinto.

3- Respostas para as perguntas mais freqüentes Se o candidato estiver preparado para responder a questões que certamente serão feitas, terá mais chance de causar boa impressão.Por que esta deixando seu emprego atual? Se está empregado, deve dizer que procura novos desafios e oportunidades. Não fale mal da empresa atual.Explique sua remuneração direta e beneficios. Mas evite dar uma cifra. Deixe isso para a hora em que a oferta de emprego chegar. “Sou flexível. Gostaria de ganhar de acordo com o mercado.”O que você procura em um emprego? Desafio, envolvimento e chance de contribuir com a empresa.Por que acha que devemos contratá-lo? Como pode, com seu desempenho, gerar lucros para a empresa.Qual seu ponto forte? Fale de características universalmente desejadas: entusiasmo, persistência, dedicação, responsabilidade, competência e técnica.Qual seu ponto fraco? Nunca mencione algo muito negativo. Responda coisas positivas, como ser exigente demais ou perfeccionista.Quanto tempo ficar conosco? Enquanto houver oportunidade para crescer e contribuir com a empresa.Já admitiu funcionários? O que considera importante num colaborador ? Competência, dedicação, boa índole e entusiasmo.Fale sobre você seja sucinto e focalize nos resultados. Não trate da vida pessoal.Quais são as decisões mais difíceis para você? Mostre que é capaz de tomar as decisõesnecessárias de forma lógica. Mas, como ser humano, as decisões mais difíceis são as que envolvem a vida dos subordinados.

4- Pesquise sobre a empresaVocê deve informar-se muito bem sobre a empresa para não parecer despreparado para a entrevista. Procure saber o seguinte:Que tipo de produtos vendem.Quantos funcionários tem.Como se desenvolveu o negócio.Quais as estratégias adotadas.Que noticias sobre a empresa saíram nos últimos tempos em jornais e revistas especializadas.Se for constrangedor, peça a um amigo para fazer isso. Se a empresa for grande, haverá informações sobre ela em publicações como melhores e maiores, da revista exame, ou balanço, da Gazeta Mercantil.


Da Redação Em São Paulo

Nenhum comentário: