sexta-feira, 28 de setembro de 2007

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Vivendo melhor estabelecendo relações mais positivas

Hoje sabemos que a pessoas inteligentes é aquela capaz de resolver problemas do seu dia-a-dia sem se desgastar tanto, sem se desestruturar. Capacidade que permite á pessoa abordar uma situação em que o objetivo deve ser atingido e localizar a rota adequada para tal conquista. Levando em conta este conceito de inteligência, podemos supor que uma pessoa inteligente apresenta maiores possibilidades de viver com qualidade, estabelecendo relações mais positivas, equilibradas e conseqüentemente mais felizes. É mais eficiente e realista mais criativa e disposta ao novo, tem facilidade de relacionar-se e entender-se com os outros.

Para que tenhamos uma vida melhor, é muito importante que sejamos trabalhados e estimulados no que diz respeito a nossa inteligência emocional, nas nossas relações interpessoais, objetivando compreender e conviver melhor com os outros.
Pois pessoa emocionalmente inteligente sabe colocar suas capacidades a serviço de metas e motivações.

Já os indivíduos emocionalmente fragilizados estão ao mesmo tempo e quase sempre na mesma proporção, intelectualmente equivocados.
Estudos mostram que é como se tivéssemos duas mentes, uma que pensa localizada no neocórtex e uma que sente situada no sistema límbico. Mas nem sempre pensamos antes de agir, muitas vezes sentimos e temos reações muito antes de entendermos o que de fato esta acontecendo. Logo, pensamento e emoção caminham juntos e muitas vezes encontram-se misturados nas nossas mais rotineiras reações.

Temos que aprender a investir energia psíquica no nosso desenvolvimento emocional se quisermos viver melhor,administrando nossas emoções;controlando nossos impulsos; aliviando a ansiedade;direcionando para objetivos substitutivos a raiva,a frustração e a magoa,sem reprimi-las.

Nenhum comentário: