quarta-feira, 26 de setembro de 2007

ELABORE SEU CURRICULO

O que deve conter no currículo

O Curriculum Vitae, ou currículo, é de suma importância, pois é o primeiro contato que se estabelece entre o empregado e o empregador. A primeira impressão é que fica. Então, ao apresentar o seu currículo, tenha cuidado de observar a sua aparência. Não dobre, não amasse, não rabisque.
Também já passou o tempo em que quando maior era o currículo, mais qualificada era a pessoa. Mostre que você tem bom senso e que sabe economizar. Seu currículo deve ser elegante, objetivo, interessante e bem preparado. Coloque apenas o essencial, ou seja, sem exagero de informações, porém não o deixe incompleto.

O seu cartão de visita

Faça de seu currículo seu “cartão de visita”, enfatizando suas realizações e conquistas, cursos e experiências, tudo de forma simples, objetiva e em boa linguagem, sem erros de português. Todas as informações devem ser claras e estarem expressas em, no máximo, duas folhas. Explicações longas mostram pessoas confusas.
Falta de telefone para contato cortam as chances do candidato. Troque informações desnecessárias (como números de documentos) por tópicos que mostrem sua experiência profissional. Quem trabalhou sem registro deve colocar a experiência no currículo. Muita gente perde vagas por vergonha dos bicos.


Como melhorar o seu currículo

Números de documentos são desnecessários ; o telefone deve estar junto com os dados pessoais. Coloque os dados necessários para o primeiro contato: nome, endereço completo, telefone bem visível, nascimento, estado civil.
Não é necessário enumerar os itens do currículo.
É preciso colocar idade, estado civil e números de filhos.
Escreva qual é o seu objetivo, o emprego que está procurando.
É preciso colocar o nome da escola, universidade, o curso, ano de entrada e conclusão. Coloque somente o último curso e o lugar que você estudou.
Organize os dados profissionais a partir do último para o primeiro emprego. Só cite os cinco últimos empregos. É muito importante que contenha em todos os empregos: nome da empresa e telefone, data de admissão e demissão, cargos que você assumiu (descreva todas as sua promoções), experiência obtida (descreva sua função e tarefas, como você as desempenhou, como se você estivesse contando sua experiência). Não é necessário colocar o endereço das empresas onde já trabalhou.
Não necessário colocar referências, agradecimentos, nem pretensão salarial que será dada quando você for chamado para a futura entrevista.

Exemplo de currículo

Maria Pereira da Silva
35 anos – casada
Rua Fulano de Tal n°000 – São Miguel – São Paulo
CEP 00000-000 Tel.:0000-0000

Objetivo
Recepcionista

Escolaridade
Ensino Médio Completo
E.E.P.S.G. Prof Armando Gomes de Araújo
Conclusão em 1980

Experiência Profissional:
Hospital e Maternidade 8 de Maio
Encarregada de internação e recepção
04/95 a 11/2000
-Execução de tarefas administrativas como solicitação de remoção de pacientes graves, compra de material e elaboração da escala de funcionários de recepção.
Instituto Cássia Clinica e P.S S/C Ltda
Secretária
11/92 a 10/93
-Responsável pelo atendimento aos pacientes e pela agenda do médico chefe, agendando reuniões, cirurgias e consultas
Cursos e Palestras
-Informática – DataBrasil – 120 horas
(Nível 1: IPD, Windows, Word, Excel, Access, Power Point, Internet, Criação de Home Page,
Utilitários)


-Primeiros Socorros – AEG – 20 horas
-Palestra: “Profissionalismo Hoje” – 6 horas

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